sábado, 14 de julho de 2007

Falsa crueldade

“Detesto gente falsa!”

Perco os dedos (da mão e do pé) quando tento contar quantas pessoas já não ouvi dizendo essa célebre e tão politicamente correta frase. Eu mesmo já disse isso, pelo menos, muitas vezes! Mas, venhamos e convenhamos, o que seria de nós sem a falsidade?

Imaginem se nós soubéssemos tudo o que os outros pensam a nosso respeito ou, pior, nós disséssemos ao nosso querido próximo tudo o que pensamos dele. Seria o caos! Não existiria santo calmo em uma situação dessas. Para solucionar e evitar tais problemas, o ser humano criou, então, um de seus mais brilhantes recursos: a falsidade (só perdendo para a falsa modéstia e para desculpa). Com esse incrível subterfúgio, nos tornamos hábeis a evitar ocasiões constrangedoras e a não magoar os sentimentos alheios (pelo menos, não diretamente).

Porém, se isso fosse tudo, não haveria motivo para eu dedicar tanto tempo à esse assunto (embora eu esteja de férias e não tenha muito mais o que fazer). A falsidade, além de evitar momentos chatos, concede ao ser humano o incrível poder de criar momentos agradáveis. É o caso de, por exemplo, aquele amável texto mal escrito do seu amigo ou aquele desenho de uma bicicleta que lembra muito um polvo, no qual, se fosse dita a verdade, a pessoa se magoaria (e provavelmente te odiaria). Contudo, se usada a falsidade de maneira correta, é fácil não magoar o coleguinha e, de quebra, ainda garantir a felicidade dele (por ter um desenho bonito) e sua (quando rir do desenho dele depois).

Então, mais importante que super força, controle do tempo ou habilidade de voar, é a falsidade, que, por tudo isso, garante ao ser humano o super poder de viver em sociedade, uma das atividades mais árduas já existentes. A pessoa falsa não é, portanto, uma pessoa ruim, é só mal compreendida. Afinal, existe bem maior do que esperar para rir de alguém quando este vai embora, ao invés de rir dele na hora?

5 comentários:

Unknown disse...

euahuiehauiehauiheauiheuah!
mt bom msm! eh claro q a falsidade tem q existir....se nao nao tinha graça!

Anônimo disse...

Aeee... quanta honra! estréia do blog do derek! discordo de quase tudo o que vc falou.. os melhores relacionamentos saum mantidos com verdades.. sejam boas ou ruins. até pq eu sempre te falei a verdade! todo o mundo sabe q eu adoro esse seu fisico alto loiro e sua personalidade extrovertida! Mas falando sério, o texto está bem duro, groço e sarcástico, mas muito bem escrito! está de parabéns! espero temas menos cruéis!!! beijus!!

Anônimo disse...

ahhh derek e sua inteligencia fantastica!!
texto maravilhoso!!
parabens!!!

Anônimo disse...

po cara to indo já,
li rapido mas ta muito bom, como sempre né..
abraçoo

Anônimo disse...

falsidade é coco da sociedade, sem ela infelismente o ser humano(nojento) nao vive